quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Governo Castello Branco (1964-1967)


Após assumir o governo em 1964, o Supremo Comando Revolucionário decretou através do ato Institucional nº 1 a escolha de um novo presidente para o Congresso Nacional, que deveria governar até 31 de janeiro de 1966.

Governo Castello Branco (1964-1967)

O escolhido, Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional Presidente da República em 15 de Abril de 1964. Castello Branco declarou que iria defender a democracia, mas ao começar seu governo, ele passou a assumir uma posição autoritária.
Estabelecendo eleições indiretas para presidente, os partidos políticos foram exterminados. Vários dos parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram todos os seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.

Dois partidos foram criados pelo governo, a Aliança Renovadora Nacional (Arena), reunindo os partidários do novo regime, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi a única oposição permitida pelos militares, pretendendo dessa forma manter as aparências parlamentares do movimento de 64.

Em seu Governo surgio o Cruzeiro Novo, e foram criados o Banco Central do Brasil e o Banco Nacional da Habitação, alem disso criou a correção monetária com o intúito de atualizar o poder aquisitivo da moeda, criou também o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o Estatuto da Terra.

Castelo Branco tinha em mente transferir o governo aos civis no final de seu mandato, mas os setores radicais do Exército impuseram a candidatura do Marechal Costa e Silva.
As metas propostas por Castelo Branco não chegaram a ser atingidas mas criaram condições para o crescimento econômico ocorrido logo após sua morte.

0 comentários: