sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Governo Médici (1969-1974)


O governo Médici, conhecido por ser o mais severo e repressivo período do poder ditatorial, onde os direitos dos cidadãos foram suspensos, qualquer um poderia ser preso se o governo desejasse. Nas escolas, na imprensa, em teatros e na música, uma severa política de censura é imposta a sociedade que sentia os efeitos de um período marcado por perseguições, desaparecimento de várias pessoas, exílios, prisões e torturas eram frequentes.

O DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações-Centro de Operações de Defesa Interna) fica conhecido pela forma brutal de repressão militar, várias manifestações artísticas e culturais são vetadas.
O governo então passa a gastar milhões de cruzeiros em propagandas com o intuito de melhorar sua imagem com o povo, um dos slongans dizia:
Brasil, ame-o ou deixe-o! Que pode ser traduzido como, ou você apóia o regime militar, ou abandona o país!

Os meios de comunicação eram vigiados pela polícia, aquilo que desagravada ao governo era censurado imediatamente. Não era admitida críticas e oposições a ditadura. Logo se formaram vários grupos decididos a enfrentar o regime militar, para manter os custos financeiros esses guerrilheiros assaltavam bancos e sequestravam embaixadores para servir de troca por presos políticos.

Um forte movimento de guerrilha ocorre na região do rio Araguaia, durando alguns anos, mas não sendo divulgada a população devido a censura aos meios de comunicação.

A economia brasileira cresceu rapidamente, aumentando a produção industrial e o crescimento das exportações agrícolas, esse período ficou conhecido como ‘’Milagre Econômico’’. O governo investiu bastante na construção de grandes obras, gerando milhões de empregos, algumas dessas obras são a Ponte Rio-Niterói e a Rodovia Transamazônica. Mas a partir de 1974 a economia brasileira sente o impacto de uma grave crise, com o aumento da inflação e a elevada dívida externa causada por vários empréstimos extrangeiros.

A ditadura não garantia o desenvolvimento do país, então oposições políticas passam a se reorganizar para exigir a volta da democracia.

0 comentários: