quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Início da Ditadura Militar no Brasil

João Goulart havia assumido a presidência após uma inesperada renúncia de Jânio Quadros, em 1961. Seu mandato ocorreu num clima político adverso. Foi um governo marcado pela abertura de organizações sociais, as classes conservadoras se sentiram ameaçadas temendo que o Brasil se tornasse Socialista.


Havia partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UND) e o Partido Social Democrático (PSD), ambos passaram a acusar Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.

Em 13 de Março de 1964, João Goulart realizou um grande comício na Central do Brasil no Rio de Janeiro, defendendo as Reformas de Base. Seis dias após o comício uma manifestação organizada pelos conservadores em resposta ao pronunciamento de João, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública contra as medidas adotadas pelo governo, contou com a participação de milhares de pessoas pelo centro de São Paulo. Essa manifestação ficou conhecida como Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

No dia 31 de Março de 1964, por meio de um golpe os militares passaram a governar nosso país até 1985. Foram 21 anos caracterizados pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

0 comentários: